domingo, 29 de novembro de 2015

Oficinas

Este termo tem definição semelhante ao de uma palestra, por ser caracterizado por uma apresentação de curta duração. No entanto, na palestra a plateia é mera espectadora, enquanto que no contexto educacional da oficina o público-alvo é convidado a participar ativamente, desenvolvendo algum tipo de atividade.

Seguindo o conceito apresentado, este projeto tem previsão (para cada grupo de alunos selecionado) de execução de três oficinas. Cada oficina deverá ser conduzida por um professor da escola contemplada, o qual terá apoio de um ou dois alunos da UFOPA. Um intervalo de pelo menos três semanas deve ser inserido entre cada uma das oficinas. Este tempo deve ser o suficiente para que os alunos de cada grupo possam por em prática as atividades extras especificadas ao final de cada oficina. Durante este tempo a interação entre os alunos e o grupo de apoio deverá ocorrer, preferencialmente, via fórum.

Sempre que possível, as primeira oficinas deverão coincidir com o período determinado para os tutoriais do projeto internacional Hour of Code, de maneira que todos os atores (alunos, professores e voluntários) sintam-se inseridos em um projeto de maior importância, o que deve ser mais um elemento motivador da execução das atividades.